quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A nossa Estrela o Sol


-O sol, literalmente a estrela de nosso sistema solar Todos os outros corpos de nosso Sistema , como planetas ,asteróides,cometas etc... giram ao seu redor.
-Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332,900 vezes maior que a da Terra,e um volume 1,300,000 vezes maior que o do nosso planeta.



-
-Essencial para a vida em nosso planeta ou em qualquer outro por ai, bom claro um planeta não pode estar muito longe de sua estrela e nem tão perto,mais acredito que se um planeta estiver a uma distância parecia a da terra e o nosso Sol aumentam as chances de vida neste determinado lugar.
--Vamos falar um pouco sobre essa 'mini bola de fogo" ele possui uma temperatura de superfície de aproximadamente 6000 ºC, o que lhe da uma cor branca (apesar de ser visto como amarelo no nosso céu,por causa da dispersão de raios na atmosfera) mais a energia solar é gerada no núcleo do Sol,Lá a temperatura é de 15.000.000ºC ta me dando um calor aqui....
--Bom o básico que todo mundo sabe(ou pelo menos os curiosos de plantão como eu) é que o sol queima Hidrogênio mas um dia Seu Hidrogênio vai acabar e sua força de fusão passa a ser o Hélio dai as coisas começam a ficar feias para nosso planeta,a estrela ganha energia extra e se expande, virando uma gigante vermelha ou supergigante vermelha(pessoal da uma olhadinha para o céu a estrela Betelgeuse perto das 3 Marias em Órion, ela tem 14 vezes a massa do sol é uma supergigante vermelha é só você olhar para o céu é uma estrelinha vermelha ela vai virar uma Super Nova ou um buraco negro falando nisso vou explicar isto também) se era um astro com pelo menos oito vezes a massa do nosso Sol,Após , o destino da estrela segue por dois rumos diferentes, dependendo do tamanho dela,para uma estrela como o Sol, ela virando uma nebulosa planetária. No centro dela fica o "cadáver" do velho astro: uma estrela anã branca
---Destino mais catastrófico têm as estrelas com mais massa que o Sol, nelas a fusão nuclear continua, e o hélio vai virando elementos cada vez mais pesados, até chegar ao ferro. O núcleo fica então tão denso que não consegue mais suportar o próprio peso e desaba, liberando tanta energia que a estrela se despedaça. É o fenômeno conhecido como SUPER NOVA !
--Mas ainda dá para ter um fim pior hUAHuah... Se o núcleo que originou a supernova tiver mais que três massas solares, o destino da estrela é se contrair até virar um ponto de gravidade pura, É o temido buraco negro(comentado no último post), é tão denso que nem a luz consegue escapar da sua gravidade.(sim a luz sofre influencia da gravidade não tenho certeza mais acho que o tiu Ainstein explica isso ,vou tentar me informar mais e postar depois)
--O Sol orbita o centro da Via Láctea a uma distância de cerca de 24 a 26 mil anos-luz do centro galáctico como já expliquei o que é "anos luz" não vou postar aqui novamente está no post "O universo" quem quiser dar uma olhada.
--O Sol é uma estrela pequena perto de muitas outras,a maior estrela conhecida até hoje é a VY Canis Majoris massa de 1,800 a 2,100 vezes maior que o do Sol o que faz nosso pequena estrela parecer uma fagulha(representação VY Canis Majoris, nosso Sol) ,Bom acho que aqui ja está ótimo,mais um pedacinho do universo para vocês!
Até mais abraços !!!










2Fotos de super novas












.











2 nebulosas planetarias e anãs brancas

2 comentários:

Ludmila disse...

Tomara que esse seu hobbie seja reconhecido, vc merece !

miguel disse...

tomara ki acabe a poha desse mundo antes dissu ...kkkkkkkkkkkkkk 2012 nos aguarda..ahuuhauhahuhua

Postar um comentário